O ultrassom em 4D é a evolução do ultrassom em 3D, criando uma imagem ainda mais próxima da realidade. Tão seguro quanto os outros dois exames, além de observar o bebê em três dimensões, no ultrassom 4D é possível vê-lo se movimentando em tempo real.
Com a ajuda de um software, as imagens captadas em 3D são agrupadas sequencialmente de modo que os movimentos do bebê possam ser vistos com nitidez durante o exame. Além disso, o exame em 4D também pode auxiliar o médico a avaliar com mais precisão o volume e o funcionamento de certas estruturas, como pulmão e coração.
Mais do que ver o filho em tempo real, as imagens do ultrassom 4D são muito mais nítidas e possuem melhor qualidade, proporcionando uma experiência única para os pais. Ele possibilita, por exemplo, a visão de traços bem definidos do rosto, pés e mãos do bebê. Além disso, o exame pode trazer mais segurança, por permitir que os pais vejam que os filhos estão se desenvolvendo bem.
Por ser um vídeo em tempo real, dependendo da fase de desenvolvimento e da posição do bebê é possível observar movimentos como bocejo, sorriso, olhar, piscar de olhos, o ato de colocar a mão na boca e até os movimentos de sucção. Caso desejem, os pais podem pedir a gravação do exame, possibilitando que assistam o vídeo do ultrassom sempre que desejarem.
O melhor período para realizar um ultrassom 3D ou 4D é entre 26 e 30 semanas de gestação. Nesta fase, o bebê começa a chupar o polegar ou fazer movimentos de sucção com a boca. Suas pálpebras já não estão coladas, o que significa que ele pode abrir e fechá-las regularmente. Ele também está desenvolvendo sua capacidade de ver e ouvir e é possível notar que ele fica sensível a estímulos do ambiente, tais como ruídos, música ou luz.
Antes disso, embora imagens do rosto do bebê possam ser obtidas, elas ainda não são muito boas, pois o pouco tecido adiposo sob a pele torna os ossos do rosto muito visíveis. Após a trigésima semana, a qualidade da imagem também pode ficar comprometida já que, com o crescimento da criança, o espaço dentro do útero fica reduzido e o rosto do bebê pode ficar encoberto com frequência.
A qualidade da imagem também depende da posição em que o bebê se encontra. A posição ideal é quando ele está com o rosto virado para fora da barriga, com bastante líquido amniótico na frente e sem a interferência do cordão umbilical. Se o rosto do bebê estiver virado para as costas da gestante ou se estiver muito próximo da parede do útero, a imagem pode não ficar tão nítida quanto o esperado.
Na maioria das vezes, a própria clínica onde a gestante realiza o acompanhamento da gravidez realiza também o ultrassom 4D. É importante enfatizar que, do ponto de vista médico, os três tipos de ultrassom são eficazes no acompanhamento e diagnóstico da evolução gestacional.
Os exames em 3D e 4D podem ser úteis de forma complementar, mas apenas em situações pontuais. Então, como na maioria dos casos não há justificativa médica para a realização destes exames, eles geralmente não são cobertos pelos planos de saúde. Sendo assim, o principal benefício da ultrassonografia em 3D e 4D são a experiência única e a segurança que eles podem proporcionar aos pais.
Ainda restou alguma dúvida sobre o ultrassom em 4D? Entre em contato conosco! Nossa equipe está preparada para atender você da melhor forma.